Wednesday, 23 April 2014

Valentina: o lado obscuro do desejo

Valentina
O Lado Obscuro do Desejo
Evie Blake
Coleção: Grandes Narrativas
Data 1ª Edição: 07/03/2013
Nº de Páginas: 352
Mais informações, consulte o site da Presença


Lido para o Prémio Literário da Blogosfera
Obrigado às Crónicas de uma leitora pelo empréstimo

[caption id="attachment_1810" align="aligncenter" width="150"]http://www.presenca.pt/ http://www.presenca.pt/[/caption]

Valentina é um livro que, embora seja uma leitura agradável, sofreu um pouco devido às excessivas expectativas criadas por algumas reviews exageradas.
Evie Blake ambicionou bastante ao criar duas linhas narrativas; uma que pode aliciar a um público feminino mais abrangente e que de certa forma eclipsa a parte mais bondage.


Ambas as linhas funcionam por motivos diferentes: a história de Belle é repleta de emoção e temas explorados com esmero como emancipação feminina e a violência doméstica. É impossível não adorar a personagem de Belle devido à sua personalidade e força de vontade. Pessoalmente este livro seria apenas a história de Belle onde o erotismo e o amor estão representados através de uma forma de arte (a fotografia), no qual a autora conseguiu de forma excepcional passar imagens de Veneza e desta arte.

O que ficou aquém da expectativa depois de uma história tão bonita e profunda é uma espécie de mistério com um bondage. Valentina é a personagem que dá nome ao livro, contudo parece-me que a autora decidiu dar uma perspectiva mais erótica e focar-se no tema da confiança numa relação amorosa. Talvez por a história de Belle estar tão bem escrita e planeada, a de Valentina peca por sentimentos menos românticos e de luxúria, acompanhado de um ambiente mais negro.

Ambas as histórias são bonitas, no entanto a da Belle eclipsa Valentina (qualquer história de violência doméstica é mais potente), no entanto nota-se que são duas histórias que não se interligam neste primeiro livro (há um segundo ainda não publicado em português) e talvez nesse segundo as histórias possam conviver de forma mais harmoniosa. É um dos melhores eróticos traduzidos para português, disso não tenho dúvidas e se a Presença traduzisse Megan Hart ficaria com o melhor catálogo de eróticos. Contudo para quem já leu tanto tanto erótico estrangeiro esperava algo mais arrebatador, mas talvez os livros com continuação deixem este sabor quando termina a leitura; queremos mais Belle e uma Valentina mais adulta e segura de si e talvez isso só venha no segundo livro.

Valentina Rosselli, uma bela e sensual fotógrafa de moda italiana, vive há cerca de um ano com Theo Steen, crítico de arte e marchand. Este desejaria que Valentina assumisse plenamente a relação, mas ela receia comprometer-se. Theo parte em viagem, deixando-lhe como presente um álbum de fotos antigas de uma mulher em poses eróticas. Quem será essa mulher? Qual a intenção de Theo ao deixar-lhe aquele presente? Valentina sente que tem um significado especial para si e tenciona desvendar o mistério. Entretanto recebe um convite para fazer fotografias artísticas sobre pessoas que exploram o lado negro do desejo...

2 comments:

  1. algum titulo de Megan Hart que recomendes?

    ReplyDelete
  2. Olá,
    neste momento estou a ler o ARC do Flying :) E é espetacular. Se gostas de ebooks tens em PT: A amante imaginária e Dentro e fora da cama. Todas as personagens dela sofrem algum tipo de "trauma": perderam um filho, o marido está acamado tem cargas emocionais que dão densidade psicológica à história e às personagens :) Podes ir ao site da HarlequinPT ou acho que dá para comprar através do site do Kobo ^^

    ReplyDelete