Friday, 22 November 2013

Tidy Friday: clichés


Os cincos novos clichés referentes às personagens que deve evitar no seu manuscrito: (But hey I’m not a cop!)

Personagens femininas que não sabem andar/ vão sempre contra alguém:
Este cliché começou a ganhar força graças à Bella Swan. Não sei quem foi a criatura do Demo que pensou que seria boa ideia criar personagens femininas que não sabem andar, são desastradas e por isso têm de estar sempre a cair ou “distraídas”. I mean seriously, what is wrong with you para andarem sempre aos trambolhões? Se estivessem de estiletos com 7 cm a correr uma maratona com zombies a perseguirem-vos, eu até entendia que vocês a certo ponto caíssem e sei lá partissem o nariz... Mas numa escola ou noutro sítio não minha gente.



A personagem masculina/feminina é perigosa... Porque o autor assim o diz.
Não há nada pior do que termos uma personagem “coninhas” que não faz mal a uma mosca e de um momento para o outro afirmar: Eu sou perigoso. Por isso conselho eterno de escrita, a menos que a vossa personagem seja:
- Dracula
- Nosferatu
- Jack o estripador
- Da Máfia
- Um assassino em série
Não coloquem a vossa personagem a dizer esta frase. Primeiro porque assim ela não é TÃO perigosa quanto isso. O Dracula avisou a Lucie que a ia matar? Nope! O Jack avisava as prostitutas? Nope. Se a vossa personagem avisa, then he is really NOT that badass.

A personagem feminina soltar “uma cachoeira” por entre as pernas quando vê a personagem masculina.
Ok, eu entendo hormonas e tal, atracção, mas temos mesmo de mostrar o quão desesperadas sexualmente as nossas heroínas estão? Claro que se ela ficar toda doida pelo homem é uma forma MUITO rápida de criar tensão romântica e sexual, mas ainda estou para conhecer uma mulher que veja um homem e fique “molhada”... Talvez seja o suor (and that is not sexy!)
We know it's ALL about the money

Personages femininas pobres que se apaixonam por homens milionários.
Sejamos honestos, é muito complicado colocar situações financeiras num romance e provavelmente os leitores nem ligam muito a isso. Mas têm todos de serem milionários? E todas as mulheres têm de viver em apartamentos horríveis só para eles parecerem heróis e dizerem: Você vem comigo, não vou deixar você morar nesta espelunca. - You just met her like 10 minutes ago, why the hell not? Porque é que não a ajuda a arranjar um sítio novo em vez de irem logo morar para casa do milionário. E porquê milionários? Um homem com um salário normal não é suficiente?

O maior cliché de personagens masculinas: rico, poderoso, lindo, bom na cama... Mas com um passado negro!
Metam lixívia no passado! Se construírem uma personagem ao menos que seja credível. Porque é que o homem não pode ser feio mas rico e virgem ou lindo, burro e médio na cama? Porque é que a única coisa má tem de ser o passado que só está lá mesmo para engonhar e fazer um plot twists semi-previsível? Equilíbrio! As pessoas não são perfeitas e colocar o passado como única aspecto negativo é cliché e preguiçoso. Espero bem que a nova trend literária seja homens desfigurados porque sinceramente estou farta de os ver lindos e irresistíveis. E apaixonam-se SEMPRE por gajas ou sem sal ou normais e pobrezinhas, coitadinhas... *sigh* Surpreendam o leitor com algo novo e bem pensado, algo original. Mas Ruiva, isto vende bués! Não digo que não, hey hentai também vende imenso, mas depois o vosso manuscrito é igual a todos os outros. E num mercado onde o pessoal tem de se “stand out” é melhor começarmos a mudar em alguma coisa.

E agora vou escrever que tou 3k atrasada!

No comments:

Post a Comment