Friday, 27 September 2013

Tidy Friday: rushed Need for speed



Quotidiano da Ruiva:
- Acorda e toma o pequeno-almoço e começa a trabalhar em fichas;
- Ruiva vê que passou-se 3horas, pânica e vai fazer o almoço;
- Enquanto faz o almoço, toma banho de forma apressada;
- Queima/ esturrica/ qualquer coisa o almoço;
- Arruma a cozinha;
- Continua a planear aulas;
- Vai dar aulas…

Ora bem tem sido isto a minha vida desde que me mudei para o Porto! Pensei eu, ingénua e feliz que ia ter todo o tempo do mundo para ler, ser feliz, but alas I was wrong. Planear aulas e aulas e chegar lá e os meninos portarem-se mal; berros para aqui, acolá, a ruiva chega a casa e mal consegue abrir os olhos às 10 da noite. Depois lá toma um café e espevita, mas juro-vos que estou a falecer aos poucos. Rezo todos os dias para que o raio do kit de professor chegue para parar de planear aulas com material meu, para poder começar a dar aulas a sério (mesmo sendo AEC e os meninos estejam nem aí). I don’t care, eles não estão a conhecer uma versão porreira da Ruiva.

De um lado mais positivo: yeeey amanhã é o lançamento da antologia! Jeebus, estou tão nervosa, a sério, acho que das duas uma: ou vou ficar hyped e não me calo ou então vou adormecer e ficar estilo zombie. Quem quiser ver-me ao vivo e a cores (se bem que de galochas e capinha) o lançamento será na Rua do Saco, na Biblioteca Municipal de São Lázaro! Eu não conheço nada daquilo, portanto estaciono lá e depois vê-se. Se virem uma ruiva muito confusa a gritar com o GPS, sou eu!
Esta semana consegui a proeza de ler 1 livro! Yeeey palminhas para mim *.* A review provavelmente só virá na segunda, visto que estarei ausente sem Internet até domingo de tarde. O livro é “A fórmula do amor” é super fofinho, embora a sinopse spoile bastante. Entretanto comecei a Travessia e vou a meio do The Ring of desire. As you can see, I am doing my best!
Na terça irei ainda colocar um mega post de lançamentos/novidades.

Vanities.... it's like they love to be here!

Um dia irei pegar numa linda viola e tocar uma música à vanities! Qualquer coisa adaptada da Ágata, para homenageá-la, qualquer coisa do género:
Podes ficar com o cheque, o livro e os direitos
Mas não ficas com a correcção!

… Ok, não rima, mas entendem a ideia. Imaginem uma Ágata muito sexy a cantar isto no Chiado. Esta semana veio-me parar ao colo do e-mail, uma desabafo de uma leitora extremamente chateada com a Chiado editora, porque vejam só andou a divulgar a autora no facebook, muito bem, linda menina e conheceu-a até pessoalmente (uma simpatia de mocinha) e não é que a criatura, inocente, face à revelação de que “A chiado publica tudo desde que pagues” ficou incrédula! Tudo? – Perguntou.
TUDO!

Pois bem, a nossa querida leitora que é um amor começou a ler o tal livro e TAU primeira página ERRO, tau segunda página ERRO… bem a nossa querida leitora desespera. Meu deus, acabei de publicitar um livro cheio de erros. Mas de quem é da culpa? Da rapariga inocente que pensou que o seu livro poderia ser publicado, ou das pessoas que aceitaram 1100€ para publicar… bem esta é fácil! Mesmo assim a nossa leitora, decidiu e muito bem mostrar a sua indignação:

“E eu peguei no livro dela - embora nunca pegue em livros vossos, por causa da tal fama de fazer as coisas “às três pancadas” que têm no mercado livreiro - e rezei, fiz figas, para que por uma vez vocês tivessem embolsado dinheiro que valesse a pena ser investido. E com o que me deparo?
Na terceira linha do primeiro capítulo «Estava engripada á três dias». Vocês não notam nada errado, pois não? Fechei o livro e respirei fundo. E agora? Gostei da rapariga, gostei do sonho da rapariga. Obrigar-me-ão a estraçalhá-lo? Divulguei a saída do livro da rapariga e agora? Perguntar-me-ão se estou louca? O mesmo erro ocorre outras três vezes até à página 18. A meio da página 15, uma frase acaba a meio. Que pode um leitor esperar dum livro assim atirado para a sua frente?”

You go, girl!!

“Porque fizeram isto a esta jovem, com um filho e cheia de sonhos? Porque não foram honestos e lhe disseram: querida, tens potencial, mas deixa isso amadurecer. Porque não pagaram meia dúzia de tostões a um estagiário ou a um qualquer bloguer letrado e desempregado que vos corrigisse esta centena de páginas? De futuro peçam-mo, por favor. Cobro 25,00€ a cada cem páginas para poupar a humilhação a um jovem autor. Não estou a brincar - tenham pena das pessoas e não as sujeitem a isto. Não acham que, em época de crise, em que o consumidor pesa cada tostão, valeria a pena apostarem num produto de qualidade? Autor algum do meio - a ser sensato - publicaria convosco. O público / leitor é cada vez mais exigente. Voltar a comprar um livro vosso? Não comprei este, troquei-o com a autora. Mas digam-me agora o que devo dizer-lhe a respeito da minha opinião, se não que este livro está verde, não devia ter visto a luz do dia, não houve uma revisão mínima - digamos, que se estendesse ao menos às primeiras três linhas - e que vocês poderiam ter sido honestos e ter-lho dito para poupar este desconforto a todos nós?

Depois os bloguers são maus. Eu não vou culpar a pobre escritora, vou culpar-vos a vocês por a terem submetido a esta humilhação. O leitor está atento e vocês assim estão a perder terreno.”

Bem, que descasca! Eu tenho fama de ser má, eu sei, mas houve um livro que nem consegui fazer a review quase por ser tão mau e falhar em todos os pontos de um livro… a verdade é que sempre que digo Chiado o pessoal foge a sete pés e mesmo sendo este blogue parceiro da Chiado, gostava também eu de não ter de fazer reviews onde digo SEMPRE a mesma coisa: este livro era fixe se tivesse revisão ou este livro era bom se tivesse um editor… Acho que há muitos autores da Chiado que se calhar sentem isso: gostaria de ter mais visibilidade, ou gostaria que o meu livro tivesse sido distribuído. Afinal pagaram tanto dinheiro, o mínimo seria mesmo isso. Fico com pena desta rapariga, porque foi ao engano, quem está de fora nem sonha que pagar para publicar é algo anormal!

Vanities v2

Bem esta semana também me caiu no colo um mail de uma menina, mas que desta vez a coisa nem foi tão má quanto isso! A rapariga pegou numa antologia que tinha na gaveta e enviou para uma nova editora ciente, disse-me ela, que diriam que não: isto é muito bonito, mas não! Então ouve um sim! Um estrondoso, sim! Enviam-lhe o manuscrito com correcções (uau inovação) e depois os preços que apesar de tudo, a rapariga disse que ainda eram altos. A rapariga ficou feliz, afinal alguém tinha gostado da sua poesia e este campo está bastante saturado! Quando falei com ela, não sabia se lhe havia de dizer para ela aceitar ou não... Afinal alguém tinha dado o valor, mas foi a primeira proposta que teve e ela sabe bem que uma Dom Quixote não pega nos poemas dela... O que acham? Vamos ser dinâmicos :)


Bem meninos eu sei que a Tidy está uma merda, mas também tenho de sair, I need COFFEEE, NOM NOM NOM TO THE COFFEE MACHINE!!! E amanhã estarei melhor disposta! Prometo, já que estamos em tempo de autárquica, que para a semana farei um post com mais coisas que não consegui tratar hoje :) Por isso para a semana analisamos a previsões de 2015 literárias, como correu a apresentação e ainda se Sasha Grey conseguiu dar conta de todos os homens que foram à sua apresentação! Será uma animação -.-" Agora com licença irei ingerir cafeína. Meninas de Lx que vão à apresentação: até amanhã! Às que vão à EuroSteamCon: boa sorte! Ao resto que não vai a nenhum dois dois: you suck :)

1 comment: