Friday, 26 April 2013

Tidy Friday #9



É sexta-feira, só agora cheguei a casa e tenho no estômago um cheeseburger *nom nom* e amanhã visto que o meu aluno tem dois testes esta semana, tenho de me meter a pau e fazer uns quantos exercícios para a explicação matinal *adoro-te camiiinhaa!!* Mas pronto, mesmo assim aqui estou eu, linda com 1kg a mais, pronta para mais uma Tidy! Se bem que me dói as costas… ai as artroses!




Livros:

Basicamente esta semana li uns cinco livros mas em vez de escrever uma crítica para cada, resolvi escrever um pseudo-artigo em inglês para o meu site internacional. O problema é… já vou na 7º página! Começo a falar de simbolismos, coisas lindas e divago, divago, mas como dizia uma professora minha: vocês pensam que eu estou a divagar, mas não estou, eu já volto ao ponto principal! Basicamente o artigo ainda está no amarelo, faltam umas citações, umas revisões no inglês. Para quem quiser, coloquei ainda umas breves críticas sobre três livros em inglês: 50 shades of Gay, Soul sucker e Malice Striker. No artigo falo ainda sobre o livro “The taming of red riding” e “Enslaved”. Depois como estou a ler três séries: Tales of the Underlight, Gabriels’ Inferno e The Vampire affair. Mas tanto em inglês, como em português  prefiro fazer um post com os três livros (tirando provavelmente o Gabriel, visto estar a ser traduzido em português). Acho que ando numa fase em que sinceramente prefiro esperar mais tempo e digerir as leituras e escrever algo bom, do que enviar as críticas só para ter posts e o people vir cá!
Brevemente irei escrever um artigo mais reduzido sobre algumas obras da autora Evangeline Anderson que tem umas obsessões giras.

No blogue internacional The Midnight garden fez-se o balanço dos melhores vilões de Abril, passem por lá e descubram livros novos!

Lançamentos:

Terminou esta semana com um conto meu, a semana especial do Fantasy & co sobre homenagens. O meu conto "Tempestade de gelo numa alma quebrada" está disponível para leitura! Passem por lá e digam um olá à história!
Já começam a chegar as novidades de Maio pela mão da Quinta Essência e aos poucos de outras editoras, o que me faz lembrar que tenho de fazer o pdf com todas as novidades de Abril!

Outros assuntos antes da blogosfera:

Esta semana celebrou-se o dia do livro! E em vez de me verem felizes e contente, como qualquer ruiva devia de estar, fiquei assim:

Houve um rumor que a CGD (sim, o banco… não, não é nenhuma editora chamada CGD… yet) ia destruir exemplares do livro “Sr. Bentley, o Enraba passarinhos”. Graças a Deus tudo não passou de um susto e afinal os exemplares serão apenas devolvidos à editora – Saída de Emergência. Por isso para quem quiser adquirir o livro, embora ele já não esteja na FNAC por ter sido publicado em 2007, pode encomendar pelo site da editora a 4,50€ com portes grátis! Salvemos o Sr. Bentley!

A blogosfera:

Para variar tinha de haver "estrondo", ok admito já tinha saudades! I can hardly resist, but that's not new. Soooo para aqueles que estão longe do que se passa neste mundo, let me make a small synopsis with the magical aid of bullet points:
  • Um grupo de bloggers decide criar o PIB (não o produto interno bruto, isso já não há salvação), mas sim o Prémio ... internacional? da blogosfera! Right, é isso;
  • Alguns blogues juntam-se à iniciativa;
  • Ruiba mantém esperança viva (yes, it's a fact);
  • 50 shades of Grey é nomeada para melhor romance erótico...

C'mon guys! YOU ARE DOING IT ON PURPOSE, AREN'T YOU? You are not even trying! It's like you are begging me, oh please spank us, we have been so naughtey! Quero matar pessoas! Agredi-las físicamente! Quer dizer, eu entendo que as pessoas gostem, a sério, não vou discutir isso, mas what kind of fucking credibility é que vos dá nomearem uma romance que está farto de ser analisado como "abusador"? Vão-me dizer que não houve melhor? É que eu sou louca o suficiente para parar com as leituras TODAS e ler SÓ o que foi publicado em 2012 para vos provar que 50 shades NÃO ENTRA sequer num "nomeado"! Afinal isto é o blogger awards ou o people's choice? É que se o único critério for popularidade, então escusam de ser bloggers, filhos, eu vou à Mediamarket e vejo a trilogia inteira em 1º lugar! A sério, não joguem a vossa credibilidade para a lama, quando vos custou anos a tentar ganhar. Eu não quero saber se vocês "gostaram", um prémio não vem por gostos, sorry, mas não! É um insulto a pessoas como eu que perde dias a filosofar com livros, a ler e a tentar aprender mais sobre literatura e depois vêm os bloggers dizer "a minha opinião é que é fixe, o que resto que se foda!" Sinto-me insultada! Quatro anos a estudar literatura para depois ver merdas destas: gosto, é popular, merece ganhar um prémio só porque sim. I DARE YOU, I double dare you a entregarem-me um documento de 7 páginas onde analisam a merda do primeiro livro do 50 shades e digam-me depois que vale a merda de uma nomeação como melhor romance erótico! Dou um exemplar de um livro a quem me fizer isso! E sim, meus amores, um livro para ser nomeado para um prémio a menos que seja o "Reader's choice", tem de ser analisado, revisto e pensado. E se for um "reader" award então mais uma vez, estão a falhar porque eu vou à FNAC e dou-vos uma lista mais completa.

Outra coisa que me meteu um pouco de confusão foi meterem FC/ fantasia no mesmo saco e só nomearem 1 livro de FC e 1 de fantasia high. Quer dizer, nem sequer devia de entrar na mesma categoria visto que são duas coisas diferentes, tal como no eróticos temos a Chery Hoyt que não é erótico como o 50 shades ou o Rendida. Se o prémio é internacional, acho que deviam de haver bem mais livros internacionais que se calhar mereciam e não tiveram oportunidade. So come on guys, vamos começar a raciocinar! Eu só peço isso, a sério, ás vezes penso que peço demasiado às pessoas. Eu digo sempre aos meus alunos: pensem mais além, pensem além do óbvio, pensem de forma diferente, mas pensem! Raciocinem, duvidem sempre, tirem as vossas próprias conclusões e acredito piamente que alguém que me analisar as cinquenta sombras, vai ter um colapso cardíaco no fim ao ver que afinal a sua heroína não passa de alguém com uma construção débil, num mundo de bondage que não existe. Se os leitores gostam, isso é-vos indiferente, o que interessa é o vosso judgement. Eu gostei do Inferno de Gabriel, mas não dei além das 3 estrelas e mesmo assim já fui generosa, porquê? Porque não merece! Depois de analisar e reflectir por mim própria, pensei "ok é giro, sim gostei, li num dia, mas é bom? Tem altos e baixos por isso 3 estrelas é mais que suficiente." Se calhar se escrevesse uma opinião ia dizer "Fogo o livro é lindo, adorei", mas eu quero ir além disso, quero pensar "Ok opiniões é muito giro, mas o leitor quando for ler o meu texto vai encontrar motivos bons e não tão bons para ler o livro." Se um livro não tiver aspectos maus claro que melhor ainda, mas vão-me dizer que Cinquenta sombras tem mais aspectos positivos que negativos? Comecem pela quantidade de informação errada que há sobre BDSM e só aí arranjam material para cascar. Até porque quando vocês vão ver um filme e vêm plotholes ficam "Epá aquilo não faz sentido!", quem lê cinquenta sombras e acha que o que Grey faz é BDSM está mal informado e por isso, como uma pessoa responsável, deverá fazer a sua própria pesquisa e tirar as suas próprias conclusões! Assim o mundo seria muito melhor e a Ruiva também dormiria em paz, sem ter ataques homicidas!

Ler, pensar, filosofar, escrever

E estou feliz por mais uma semana! Por favor, não vejam isto como um ataque pessoal. Vocês nem imaginam o que aquela nomeação vos custou. Quanta gente não disse "Eles estão loucos!" Se querem ganhar o público, ganharam-nos, mas perderam credibilidade literária, que num prémio é preciso ter em conta. Hey, ninguém disse que isto dos prémios era fácil. Eu vejo-me à rasca para escolher as melhores leituras! Entro num período de reflexão grande e nem é nada demais, é só uma lista. Por isso, se eu penso, porque não vocês também? Se eu fosse uma cabra, não dizia nada e deixava andar... mas afinal é para isso que este cantinho serve, né?

7 comments:

  1. Ruiba, minha querida Gémea...

    Vénia para ti *.* Haja alguém neste mundo que me entenda!!!

    ReplyDelete
  2. Hello :D

    Não é um I Adeselna, é um L - de Prémio Literário da Blogosfera.

    Vou-me abster de comentar o resto do post (ou o conteúdo do livro em si) porque o meu Blog juntou-se à iniciativa, mesmo não estando como júri dessa categoria, até porque não é um género literário que aprecio. Mas achei por bem deixar só a nota de que, na verdade, é claro que os livros eleitos (de um processo que ainda não terminou) não se baseiam só no gosto/não gosto. Pelo menos não é essa a ideia, e julgo os participantes têm esse factor em conta. Claro que as votações e sugestões para prémio depois também passam por aquilo que cada um tenha lido ao longo de 2012 e que possibilite uma sugestão de livro para concorrer em cada categoria.

    Espera-se também que a opinião de cada livro escolhido em cada categoria seja fundamentada, porque tal como dizes, de tabelas de Tops já nós os conhecemos.

    Mas também é verdade que o que une todos os participantes é o amor a livros e à leitura (o que significa que até onde vai o meu conhecimento não existe críticos literários no grupo segundo uma parametrização profissional - o que faz com que, naturalmente, o factor que sobressaia seja em primeiro lugar o motivo pelo qual um determinado livro nos cativou e não a análise estrutural da obra e a sua fundamentação teórica.

    Apesar disso, compreendo o que queres dizer, atendendo à tua formação, e respeito.

    De resto, fico à espera da próxima Tidy Friday :)

    ReplyDelete
  3. Fico tão feliz por existirem blogues sem censura...!
    Disseste tudo e eu estou demasiado emocionada para me alargar no meu comentário. ^.^
    *Aplausos*

    ReplyDelete
  4. Hm eu pensei que fosse um I porque como não há nenhum livro português, pensei que fosse só mesmo internacional!

    ReplyDelete
  5. isto deve ser um dos posts mais engraçados que jamais li! tu irritada és tããão engraçada x)
    isso do 50 shades faz qualquer alma saudável entrar em depressão, mas what the hell? é o que temos. e o que é isso do PIB? não entendi que prémio é esse mas vou manter as anternas no ar.

    SDE... CGD... bandida!

    ReplyDelete
  6. eu li o primeiro capitulo desse pseudo-livro e fiquei com vontade de cortar os pulsos, não entendo como essa aberração conseguiu chegar tão longe e ser tão apreciado.

    mais uma vez aplaudo-te e à tidy friday pela tua honestidade e clareza! Apesar de ser verdade e já foi dito antes ninguém que faça parte do PLB tenha formação como tu tens e a base seja mesmo a opinião pessoal.

    Espero pela proxima sexta!

    beijocas

    ReplyDelete
  7. Hum desta vez não estou muito de acordo Ruiba. O meu blog enta nesse projecto e não é por um só livro nomeado do qual tu nao gostas (nem eu, mas pronto) que todo o projecto deixa de ser credivel. Antes de chegarmos a esse passo houve muito outras coisas a ser feitas e nao foi assim tão linear. Eu falo por mim e defendo que na minha categoria tivemos alguns debates sobre criterios e escolhas.

    Mas pronto, tal como toda a gente diz, aqui na blogosfera cada um diz e acredita no que quer, e critica tambem. Mas acho que defendi a outra parte e há que haver algum respeito pelo trabalho dos outros. E aqui dirijo-me a todas que se comentaram.

    Beijinhos e venha o proximo TF =)

    ReplyDelete