Saturday, 13 April 2013

Now novel: Parte I

Now novel

O Now novel é uma ferramenta bastante eficaz para quem está interessado em escrever um livro. Claro que este tipo de ferramentas não servem para aqueles que acham que escrever é um acto divino que só é conseguido através de sacrifício de sangue. Para quem gosta do processo criativo antes de começar a meter as mãos na massa, este website pode ser uma ajuda enorme. Decidi inscrever-me por dois motivos. Primeiro, como escritora amadora, reconheço que preciso de muita ajuda ainda neste processo. Saber só de estrutura não chega para se criar um livro, é preciso mais e ainda que muitas vezes esse mais esteja na minha cabeça, há sempre a tendência para desviar-me ou esquecer coisas; segundo, como editora muitas vezes tenho de dar conselhos aos autores. Isto de ler manuscritos não é só cortar, é saber o que cortar mas também aconselhar os autores como mudar e o porquê dessa mudança para melhor.
Este site também foi um teste às minhas capacidades de editora: será que quando eu digo aos autores para reescreverem os livros, será que começo pela parte certa?

MOOD CREATOR:

O tom 

O Now novel começa pelo tom que queremos dar à nossa história: queremos usar purple prose, será que o nosso livro terá frases muito grandes a explicar coisas, ou então bastantes diálogos ou por último frases curtas e precisas? Depois de decidirmos, passamos ao tempo (weather). Como é que está o tempo quando a nossa história começa, em que parte do dia, que tipo de sensações o leitor deve sentir ao ler a primeira cena, que tipo de mood é que queremos que o romance tenha?
Depois é-nos pedidos para escrever a primeira frase, tendo em conta todos os steps que fomos seguindo. Que tipo de sensações temos ao ler aquela frase?

A MINHA ESCOLHA

(embora eu nem sempre aconselha os autores a concentrarem-se no mood do livro, não o faço porque acho que é algo básico - o tom da nossa história é quase feito automáticamente. Se é um distopia combinamos esperança com desespero, se for um romance light tem um tom romântico e cómico. Depende muito do que o autor quer dar, mas reconheço que para mim este passo é tão instrínseco, que raramente penso nele.)

Word choice: Short, terse phrases
The weather at the beginning of the novel is: Sunny
The time of day is: Midday
Broadly speaking, the mood will be: Dispair
Taking all of these elements into account, can you think of a powerful image to open your novel with? An image that manages to encapsulate much of what you've said here, in one sentence?
What is that sentence?
The first news there was about the plague told us that it would take only one year to fix it.


A ideia central:

Antes de começarmos com a ideia centra, é-nos pedido para escrevermos sobre três coisas que notamos/pensamos nos últimos dias e gostaríamos de escrever no livro. Pode ser uma conversa que notamos no café, uma notícia que nos inspirou, uma cena de um filme que gostaríamos de adaptar. Estas três partes constituem o que costumamos chamar de: as três cenas que queremos MESMO escrever. Por exemplo no livro que estou a escrever da Adosinda eu quero mesmo escrever:

1. Um autópsia feita no século 17 português steampunk com uma serra;
2. Uma cena onde é removido um membro;
3. Uma cena com skypirates espanhóis.

Um aspecto muito positivo do Now novel é que podemos avançar passos ou então voltar atrás e dizer “ok quero mudar aquilo”. Nenhum processo criativo é imutável e não se fiem que só porque estamos a planear, isto será eterno e inquestionável. Na verdade mesmo depois de planear, podemos ter uma ideia melhor, voltar atrás e melhorar. 

Depois de termos estas três cenas, temos de inserir qual a ideia central, qual o objectivo da nossa história. Muitos autores saltam esta parte que é fulcral em qualquer história. Todos os livros têm um objectivo que se centra nas personagens. Salvar o mundo, encontrar o Santo Graal, ficar com a rapariga - qualquer coisa que motive o leitor a pegar no livro e continuar a ler pela narrativa fora.
So what's the big idea? My novel is about a widow who time travels to the past to save her husband from death and the world from a plague.

Story tester:

This is your idea: My novel is about a widow who time travels to the past to save her husband from death and the world from a plague.
How good do you think it is on a scale of 1 to 10?

Esta é a primeira pergunta, são-nos colocadas 11 perguntas no total para verificarmos se de facto esta ideia é suficiente para ter pernas para andar ou não. Por vezes ficamos tão entusiasmados com uma ideia, que nos esquecemos que um livro não é só isso. O nosso ponto de partida é apenas isso, um pontapé. 
É-nos pedido ainda que explicamos porque é que gostamos da ideia e porque é que as outras pessoas deverão gostar também - visto que quando escrevemos um livro é para alguém ler (nem que seja o gato).

Eu fiz este teste com a minha novel "A farewell to the heart"
Well done! We are pleased to announce that your Central Idea has passed through the ring of fire of the Story Tester and is definitely the best possible idea for your novel.

Agora só faltam os seguintes:
Theme
Story type
Plot
Characters
Setting
Your book

O que acham?

2 comments:

  1. Acho que vou testar a cena :)

    grande dica *.* adorei o site!

    Boas escritas para esse lado :D

    ReplyDelete
  2. Gostei bastante. Entre a preguiça e a falta de tempo, a falta de bases e de saber como começar é muitas vezes o impede a progressão de uma ideia. Vou cuscar este site. Obrigado.

    ReplyDelete