Friday, 29 March 2013

Tidy Friday #6


Finalmente, depois de ter sobrevivido ao shopping no feriado, regressei para escrever a minha querida "Tidy Friday" e ainda bem que saí de casa, porque levar com chuva, crianças aos gritos, tentar não derrubar coisas com a minha mochila etc, etc é horrível!


Os livros:

Esta semana li quatro livros: Spellboud, Second Chance, A noite sem fim e A voz. Em Março li 16 livros (duvido que consiga acabar uns 3, mas vou tentar chegar aos 17). Foi um mês normal, sem grandes livros. Esta semana deu para rever a escrita da Anne Bishop e aproximar-me dela, serviu para descobrir uma nova editora, a Destiny Romance e duas novas autoras: Carla Caruso e Emmie Dark. Estreei-me com a Agatha Christie e já combinamos as duas tomar chá!

Os lançamentos:

A Porto Editora vai lançar dois livros novos, um romance e um infanto-juvenil.
A Leya vai publicar ainda um livro com receitas de bolinhos (Momentos doces de Mafalda Matias) para engordarmos todos e esquecer a crise com bolos e MAIS BOLOS! (Se bem que depois da noveleta da Bishop, comer bolos não é assim tão apetecível).


Novidades no blogue:

Ora bem tirando o tempo em que estou a ler livros, fazer operações plásticas a manuscritos, a surpresa de Abril é...
NÃO, NÃO TOU GRÁBIDA!!

Vou escrever um livro!

I know... shocking!

Abril é o mês do Camp NaNoWriMo e decidi escrever 50 mil palavras em inglês de uma história distópica com time-travel e ainda mais dois contos também em inglês. Já fiz o plano, vou escrever, rever e depois escolher 3-4 bloggers que lerão a borrada autêntica produzida num mês. Oh poor you, I already feel sorry for your souls. Durante o próximo mês irei todas as semanas colocar um diário - como correu a semana, quanto escrevi as dificuldades que estou a encontrar, etc.

This is going to be so much fun! < 3


A blogosfera:

Hoje a blogosfera vai ter algo mais pequeno, porque o meu 3nd rage do dia vai para a FNAC.

1º tema: Au tu rite in englix uidaut nouin au tu rite

Como sabem muitos blogues começam a emigrar lá para fora. Começaram a ler mais livros em inglês e a escreverem na língua de Shakespeare (não na língua do moço, mas ... oh you get it!). Qual não é o meu espanto quando vou ler essas reviews e ... 


Sim, literally! Ok, todos damos erros, certo? Siiiiim. MAS FODA-SE CUSTA ASSIM TANTO ESCREVER UM ERRO POR REVIEW EM VEZ DE 30??? Os ingleses vão ler aquilo e pensar "Credo, eles lá em Portugal aprendem inglês como?" Não sei, nem eu sei. I mean, eu podia escrever reviews em alemão, armar-me em fina e o caralho e dizer "ahahah olhem como eu escrevo tão bem em alemão", mas não o faço, why? Porque sei que o meu alemão vai ter erros e prefiro aprender e consolidar antes de me aventurar. E aí vocês dizem "Ai, Ruiva não sejas, nós temos de aprender!" Yah, têm, loooooonge de algo que seja publicável/lido/público! Primeiro escrevem umas quantas coisas só para se ambientarem à escrita, relembrarem coisas esquecidas. Eu, por exemplo, escrevo contos e mostro às pessoas. Faço entrevistas, escrevo neste momento cartas de apresentação. Coisas antes de me aventurar a abrir um blogue inglês, visto por autores e editores. Custa ter brio no trabalho, aprender primeiro e aplicar depois? Mas vocês também podem dizer: "Puxa, Ruiva mas eu quero escrever em inglês", fixe! Aprendam primeiro inglês, tipo o básico como por exemplo EM INGLÊS NÃO EXISTE SUJEITO NULO OU SUBENTENDIDO!! Eu ensino isto ao meu miúdo do 7º ano. Eu também queria falar japonês e olhem , temos pena, não falo. Também eu queria falar grego e aprender Latim.
Acho muito bem que queiram escrever, ler etc, mas por favor aprendam antes e escrevam depois. Comprem uma gramática daquelas da Oxford/Cambridge e façam exercícios, saquem a merda das gramáticas se não puderem, mas façam exercícios, leiam regras, escrevam frases curtas.

2º tema: Ai querias ler aquela série porreira da qual publicamos o primeiro livro e cagamos para o resto? Então toma lá o último da série! 

Odeio isto! Odeio-vos editoras que publicam os últimos livros das séries que têm spoilers dos anteriores e depois nunca mais publicam o resto! Três exemplos? Série das Albright Sisters da QE e A série Dark Tower. A série das irmãs começou com o Tabu, que para quem não sabe é o 2.5 da série e depois decidiu publicar o 3º (que tem spoilers dos dois anteriores), ora eu pergunto-me porque carga d'água não começaram com o 1º (que até é giro)? Qual é a vossa alergia em começar uma série pelo primeiro volume? 
(se disserem-me que o primeiro nem sempre é o melhor, eu juro que vos bato)

A série "Torre Negra" - Dark Tower de Stephen King completamente menosprezada em Portugal. A Bertrand lançou agora o nº7, sem sequer ter o 1º da série à venda! "Ai mas este pode ser lido independente". Meninos, se o King escreveu uma série e se meteu este livro DENTRO da série, até pode não ter spoiler, mas o worldbuild é DA série, ok? Ter o ultimo livro da Dark Tower traduzido em pt e o resto da série não é dar uma chapada aos leitores, chamá-los de burros (porque sei lá muitos vão pensar que é o 1º volume) e ainda convencer que ESTÁ CERTO! Não, não está! Eu não sou burra, eu sei o que é a Dark Tower, eu sei que há 6 livros que não estão à venda. Não, não quero ler o 7º livro quando sei que há outros antes.

Respeitem as séries e os leitores. Não é pedir muito, já que os livros estão a preço de ouro ao menos respeitem-nos e deixem de fazer dinheiro com os ignorantes que não sabem que há 6 livros para trás, pff.



3º tema: Festa do livro da FNAC: 10%-30% de desconto OMG!

Hoje tive de me aventurar pelo shopping para comprar uma prendinha e passei pela FNAC pois na entrada estava Festa do Livro! Sim feeesta! Partyyy!! Whooo-ohhhh, mas my friends I was fooled, tricked, decieved... oh how cruel was my fate. As promoções eram em 10% só em X livros e iam só de 10-30%. I mean nem sequer chegavam aos 50! É uma feira! Porque raios é que só tinham promoções banais (que há em qualquer Worten) e em livros que muita gente já não quer (porque sei lá são edições antigas a preços ainda caros?) Wtf FNAC? We want promos and we want them good!

Eeeeeeeee acabou!


Mais uma Tidy Friday, mais um rage, mais uma voltinha e agora amêndoas! Voltem lá para a mesa da sala e comam tudo o que viram à frente. O coelhinho não se importa.



No comments:

Post a Comment