Tuesday, 29 January 2013

O livro da inquietude

Aqui fica uma preview do texto sobre a obra "O livro da inquietude" de Ann Marlowe:



Não vou negar que já muitas vezes pensei em usar um Hijab (para quem não sabe é um véu que cobre apenas o cabelo e é usado nos países muçulmanos por mulheres após a puberdade, let’s say young adults?), mas o uso da burca causa-me arrepios. Ann Marlowe discute o uso dos véus na forma de monólogo, apresentando três visões: a de uma mulher muçulmana que gosta de usar, a de um ocidental que fica horrorizado com o uso do véu e de uma pessoa tolerante que crê que o uso do véu deve ser uma escolha e não uma obrigação. Até há um ano atrás sempre pensei que as mulheres queriam usar o véu por ser-lhes incutido, mas afinal se nos países do Médio Oriente está a haver uma libertação e dada opção de escolha nas gerações mais novas, pensei se aparecesse com um hijab na faculdade se iriam pensar que eu tinha enlouquecido, ou se simplesmente iam aceitar a decisão de que eu queria esconder o meu cabelo. Se eu posso decidir usar um hijab em Portugal, uma muçulmana deveria poder recusar-se a usar um no seu país (ok, eu sei que não funciona BEM assim, especialmente no Irão e no Afeganistão).

Vale a pena ler, sem dúvida e ficou como uma das melhores leituras.


O texto sairá no blogue "Os livros nossos" em breve.

No comments:

Post a Comment