Wednesday, 15 August 2012

Morreu Harry Harrison

Morreu Harry Harrison, escritor de Ficção Científica americano (1925-2012), criador do anti-heroi The Stainless Steel Rat.


Aqui fica um pedaço de informação retirada da Wikipedia (à falta de melhor texto em português)


Before becoming an editor, Harrison started in the science fiction field as an illustrator, notably with EC Comics' two science fiction comic books, Weird Fantasy and Weird Science. He has used house names such as Wade Kaempfert and Philip St. John to edit magazines, and has published other fictions under the names Felix Boyd, Leslie Charteris, and Hank Dempsey (but see Personal Life below). Harrison also wrote for syndicated comic strips, creating the Rick Random character. Harrison is now much better known for his writing, particularly his humorous and satirical science fiction, such as the Stainless Steel Rat series and the novel Bill, the Galactic Hero (which satirises Robert A. Heinlein's Starship Troopers).

Em português temos pela colecção Argonauta (podem adquirir os livros a 1€ nas Feiras do Livro de Lisboa e Porto):

Bill o Herói Galáctico 1987 Livros do Brasil
Mundo-Nosso 1991 Livros do Brasil
A Praga do Espaço 1988 Livros do Brasil
Nas Nossas Mãos As Estrelas 1987 Livros do Brasil

e pelas Edições Grádiva: A Oeste do Éden.

Podem ainda consultar a Bibliowiki portuguesa dedicada ao autor: http://bibliowiki.com.pt/index.php/Harry_Harrison

5 comments:

  1. Sim, senhora. Gosto muito de a ver dedicar algum espaço aos grandes da FC neste seu cantinho aqui. Ainda se faz uma mulher.

    Já agora em jeito de completar o senhor também foi editado pela Fragmentos em 1988 com o título O Rato de Aço Inoxidável, tradução de The Stainless Steel Rat.

    ReplyDelete
  2. 1988 tinha eu 8 meses dentro da barriguinha da minha mãe! Eu coloquei os que apareceram na Wook, mas o Candeias (acho que é o Candeias) tem mais informação na Bibliowiki :) Por isso deixei o link. Pode ser que agora as editores se matem para publicar os livros (e apareça a Saída de Emergência a dizer que publicaram um grande sr. da FC)

    ReplyDelete
  3. A wiki do Candeias também está incompleta

    ReplyDelete
  4. A Oeste do Éden é o primeiro de uma trilogia. Claro que os outros dois nunca foram publicados. A Caminho tb publicou um do Harrison, bem interessante, sobre uma nave geração a colocar lado a lado com o do Aldiss, A NaveMundo. O do Harrison chamava-se (se bem me lembro), Universo Captivo. Mas a Caminho destruíu todos os livros que tinha, helás..

    ReplyDelete
  5. A continuação foi Winter in Eden e Return to Eden e na minha opinião não estiveram ao nível do primeiro volume. A aconselhar alguém a pegar no Harrison (como já fiz noutro local) seria ou pela série Deathworld ou pelo Stainless Steel Rat. O Captive universe é um pastiche do Non-Stop do Aldiss que lhe é muito superior e mal por mal prefiro a minha generation starship com a Druuna a bordo. Sempre se junta o útil ao agradável.

    ReplyDelete