Wednesday, 2 March 2011

Eternamente jovem

Ghostgirl: Homecoming
Tonya Hurley
Editora: Little, Brown Books for Young Readers
285 páginas

Depois do sucesso do baile, Charlotte continuou a sua morte agarrada a uma secretária à espera que o telefone tocasse para atender um pedido de um adolescente qualquer desesperado à procura de conselhos. Charlotte mal consegue segurar-se desde que morreu, era suposto ela ajudar estes jovens? O seu telefone nunca toca, enquanto as suas amigas não têm mãos a medir. Deve haver algo de errado com a linha. Do lado dos vivos Scarlet e Damon estão separados pela distância: ele na faculdade, ela a terminar o secundário e quando Petula arranja uma infecção durante uma manicure e encontra-se entre a vida e a morte, Scarlet coloca de lado a sua rivalidade com a irmã e tenta suicidar-se apenas para salvar Petulia.

O livro evoluiu bastante desde o anterior, não sei se foi o facto de ler em inglês mas achei este mais engraçado, ou então entrei na onda do jovem e passei a admirar o livro como se fosse uma adolescente. Penso que o livro só ganha com alguma maturidade e colocam-se questões pertinentes e profundas embora com um tom muito leve. Charlotte está morta e só tem 17 anos, mas esses dezassete anos irão durar para sempre. Nunca se irá casar, ter filhos etc e confesso que essa perspectiva mexe com o leitor. Uma miúda roubada da sua vida que tenta no fundo viver durante a sua morte acidental. Quanto mais tempo estiver morta, Charlotte Usher poderá reflectir sobre a sua vida e sobre o futuro. É um bom livro para dar aos jovens que não gostam sobretudo de ler devido á sua ligeireza e referências tipicamente “teen” e com todos os problemas que isso acarreta. Existem algumas citações que achei engraçadas e o design do livro continua muito bom e original, sendo a minha favorita:

“The best way to change who you are is Photoshop.”

A versão inglesa traz ainda um pouco do terceiro livro e como já li um pouco adianto que vou comprar o terceiro quando sair o paperback.

No comments:

Post a Comment