Wednesday, 12 May 2010

Meme de Hábitos de Leitura

Petiscas enquanto lês? Se sim, qual é o teu petisco favorito?

Raramente como enquanto leio, principalmente com medo de deixar cair alguma coisa no livro e sujar. É horrível pegar no livro e ter lá uma crosta de bolo de chocolate.

Qual é a tua bebida preferida enquanto lês?

Nunca bebo também com medo de deixar cair qualquer coisa, contudo quando estou no comboio e estou a lanchar normalmente é um iogurte líquido marca random.

Costumas fazer anotações enquanto lês, ou a ideia de escrever em livros arrepia-te?

Como estou a acabar de tirar a licenciatura em literatura inglesa e alemã seria impossível arrepiar-me com anotações, visto que é basicamente o meu dia-a-dia. Contudo quando estou a ler um livro sem ter que estudar a fundo evito ao máximo escrever. Recorro sobretudo aos famosos “note-it” para marcar as passagens mais importantes.

Como é que mar caso local onde ficaste na leitura? Um marcador de livros? Dobras o canto da página? Deixas o livro aberto?

Uso sempre um marcador de livros que vem com os livros que encomendo do site “Bookdepository”.

Ficção, não ficção, ou ambos?

Ambos. Leio bastantes essays devido à minha licenciatura, mas também bastante livros. Gosto de ambos. Os livros são uma paixão recente (4 anos), porém sempre que existe um livro que adorei tento encontrar essays sobre esse livro para saber mais coisas. Também é verdade que o facto de eu escrever ambos (tanto textos ficcionais, como essays) ajuda a contrabalançar.

És do tipo de pessoa que lê até ao final do capítulo, ou paras em qualquer sítio?

Deixo a leitura em qualquer sitio, quando a cabeça ou o comboio não dá para mais, não dá.

És leitor para atirar um livro para o outro lado da sala ou para o chão quando o autor te irrita?

Não tenho acessos de raiva desses, e sou uma pessoa com bastante auto-controle. Quando um autor irrita-me acabo de ler o livro e escrevo uma review a dizer porque é que não gostei.

Se te deparares com uma palavra desconhecida, paras e vais procurar o seu significado?

Se estiver a ler em inglês sim, senão não. Estou habituada a entender as coisas pelo contexto. Não é uma palavra que vai fazer com que não entenda nada da história.

O que é que estás a ler actual mente?

As Brumas de Avalon: a Rainha Suprema de Marion Zimmer Bradley

Qual foi o último livro que compraste?

Comprei 3 na feira do livro da FNAC:
From Whom the Bell Tolls de Hemingway
The Night Watch de Sarah Waters
The Observations de Jane Harris

Lês só um livro de cada vez, ou consegues ler mais que um ao mesmo tempo?

Se o livro que estiver a ler for muito grande, posso pegar noutro mais pequenos de vez em quando e ler. Mesmo assim é raro visto que também leio livros para a faculdade tenho tendência a misturar narrativas.

Tens um lugar/altura do dia preferido para ler?

Comboio. A única hora que não consigo ler é no comboio das 7.10 da manhã, visto que acordo às 6 da manhã e vou a dormir em pé.

Preferes livros incluí dos em séries ou independentes?

Livros independentes. Detesto séries. Até porque 70% tende a engonhar a partir de certa altura. E o dinheirão que se gasta só para seguir as séries no fim é medonho. A única série que estou a comprar é da Charlaine Harris (Sookie Stackhouse Series).

Existe algum livro ou autor específico que estejas sempre a recomendar?

Bastantes até, sei que a maior parte é clássicos da literatura, contudo acho impossível alguém conseguir apreciar literatura sem ter pelo menos um nível aceitável de clássicos. Autores como Annemarie Schwarzenbach (clássico da literatura de viagens), Ernest Hemingway, Oscar Wilde, Shakespeare, Angela Carter e Neil Gaiman.

Como é que organizas os teus livros?

Sou bastante desorganizada. Na estante os livros estão por editora ou colecção, mesmo assim ainda existe alguns livros órfãos que não se encaixam em nenhuma parte. Gostaria de ter uma estante onde os livros estivessem organizados por autor.

Para organizar o que vou ler, tenho uma wishlist básica, na qual vou adicionando ou desistindo de alguns livros. Nunca sigo as coisas à risca. A Wishlist serve só para guiar mais ou menos e criar um balanço entre clássicos, literatura contemporânea (fantasia, romance, poesia, etc) e literatura light.

No comments:

Post a Comment